sexta-feira, 8 de abril de 2016

Pergunta ao prefeito Glauber: Onde está o caçambão do PAC-2 doado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário – MDA?

Glauber recebendo a chave da mão do delegado Sombra do MDA
População de Morada Nova está preocupada com o possível uso inadequado dos equipamentos, doados pelo governo federal à prefeitura através do programa PAC-2, desde que foram entregues ao município, é possível observar o desgaste dessas máquinas, todavia, a maior preocupação no momento é com a caçamba.

Segundo informações colhidas pela redação no Blog Repórter Jegue, a referida há dias não é vista circulando na cidade, nem nos distritos, pergunta-se: qual terá sido o destino da caçamba do PAC-2? Será que a mesma tomou destino ignorado, a exemplo de outros equipamentos que em gestões passadas foram extraviados?

Fato é que o delegado Sombra do Ministério do Desenvolvimento Agrário – MDA, entregou nas mãos do prefeito Glauber, as chaves das Máquinas, incluindo a referida caçamba, fica o espaço para quem puder informar a sociedade morada novense o paradeiro desta importante ferramenta que é utilizada tanto nas tarefas urbanas quanto Rurais.

Entenda como funciona o programa do governo federal PAC-2

As ações do MDA (acesse), responsável pela operacionalização do PAC2 equipamentos, incluem dotar as administrações municipais de meios para abertura, recuperação, readequação e conservação de estradas vicinais na zona rural de municípios com predominância de agricultores familiares e para mitigação dos efeitos da seca nas regiões do semiárido.
Para tanto, em julho de 2010, o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e o Comitê Gestor do PAC lançou a ação de aquisição de máquinas e equipamentos parta recuperação de estradas vicinais. Essa ação visa fomentar a infraestrutura de pequenos municípios (abaixo de 50 mil habitantes), por meio da compra direta de RETROESCAVADEIRA, MOTONIVELADORA E CAMINHÃO CAÇAMBA e posteriormente sua doação, garantindo a melhoria no transporte de produtos e pessoas no meio rural.
Devido aos efeitos negativos advindo do período de estiagem e seca, o Comitê Gestor do PAC ampliou benefício aos municípios localizados no Semiárido e na região da SUDENE que tiveram reconhecida a situação emergência, por meio decreto federal, inclusive os municípios acima de 50 mil habitantes. Além dos equipamentos mencionados anteriormente, o Ministério do Desenvolvimento Agrário doará a esses municípios PÁ CARREGADEIRA e CAMINHÃO PIPA.
Os resultados esperados são: melhorias no escoamento da produção principalmente dos agricultores familiares durante as épocas de chuvas e de secas, melhorias no transporte escolar, redução de erosão de terra e da degradação do meio ambiente, incremento do turismo rural e do acesso à água, principalmente nos municípios em situação emergencial de seca.
As ações executadas pelo MDA, dentro do PAC2, beneficiarão 5.061 municípios – cerca de 91% dos municípios do Brasil.
Por: Marfreitas


Nenhum comentário:

Postar um comentário