domingo, 14 de janeiro de 2018

Profetas da Chuva: Aconteceu em Quixadá a 22ª edição desse encontro que reúne conhecedores do saber popular


O Programa Raízes do Sertão através dos seus apresentadores Willames Arruda e Silvanar Soares, participaram com muita alegria e cultura, na 22ª edição do Encontro dos Profetas da Chuva que acontecerá nos dias 12 e 13 de janeiro em Quixadá no Campus do Instituto Federal do Ceará – IFCE, a partir das 9h da manhã, o XXII Encontro dos Profetas da Chuva, tradicional evento que ocorre anualmente.

 Os profetas são homens e mulheres detentores de conhecimentos tradicionais, que resultam basicamente da observação da natureza, do uso de instrumentos por vezes rústicos e de experiências diversas, que os tornam capazes de prever o período das chuvas na região.
O evento é uma realização do Instituto de Pesquisa de Violas e Poesias Cultural Popular do Sertão Central e conta com apoio do Governo do Estado do Ceará e outras entidades.

O encontro iniciou com o XI Encanta Quixadá, festival que reúne violeiros e cantadores de todo o estado do Ceará, realizado na sexta-feira, 12, a partir das 19h na Praça da Cultura de Quixadá.


QUIXADA CEARÁ -2018, PROFETAS DAS CHUVAS:
Lurdinha, 80anos, previu muitas chuvas em 2018, para o Ceará.
Profetas: Paulo Costa ,Zé Davi, Irismar, Lurdinha, Chico  Leite , observando, os astros, ventos do  Aracati, comportamento das abelhas, das formigas, pedras de sal, sombrião, temperatura dos oceanos, caule da Catingueira, apresentam comportamento que sinalizam quadra chuvosa favorável para 2018 .
Diante das previsões acima, precisamos agilizar as manutenções das paredes e vertedouros de nossos açudes.
A Ciência também em seus estudos, estão prevendo bons sinais de chuvas, portanto aproveitar o momento para armazenar água e desenvolver ações que garantam a segurança hídrica de todos.


Por: Silvio Nunes

Nenhum comentário:

Postar um comentário